segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Ano novo?


Começos de ciclos são muito interessantes. A gente usa desses momentos para encerrar processos e começar novos. Ano novo é um desses ciclos. Se pararmos para pensar, nada muda de 31 de dezembro para 1 de janeiro. O dia continua claro, a noite continua escura. Acordamos, comemos, realizamos nossas atividades, vamos dormir.

Mas o ser humano adora usar essas datas simbólicas para pontuar recomeços. Não vejo nada de errado nisso. A questão principal talvez seja que a gente pensa nisso tudo, mas como colocamos nossa vontade de mudanças em prática? Como a gente evita chegar ao final do ano novo do mesmo jeito que começamos? Quando realmente temos um ano novo e não mais um período de 365 dias iguais ao que já tivemos anteriormente?

Cada um tem seu caminho, mas acredito que uma coisa seja comum a todos: a vida é sua. É você quem escolhe como vivê-la.

Óbvio? Nem tanto!

A vida é sua para você escolher como vivê-la. Significa que a responsabilidade é sua. Não de seus pais, nem seus amigos, nem do seu companheiro, nem do seu chefe ou seu líder espiritual (se você tiver). Nem dos seus deuses. Não existe como evitar uma série de dissabores que você pode viver. Muitos deles são reflexos de decisões equivocadas que você tomou. Outros, de determinadas circunstâncias. Destino.

Mas em todos os casos, você pode escolher como passar por esses momentos. Existem questões que não podem ser resolvidas. Algumas vezes a gente tem que sentar e esperar a tempestade passar. Enquanto isso, podemos aproveitar a chuva para plantar novas sementes. No tempo certo, elas vão dar outros frutos, mais doces, mais saborosos.

Quando algo ruim nos acontece, temos o tempo do luto, do pranto. Mas não devemos ficar aí pra sempre. A vida é pra ser vivida, em sua plenitude. Fazer o que se acha certo e, se der errado, fazer de outra maneira. Lutar, se concentrar e ter foco no que acha melhor pra sua evolução.

Acredito que essa seja a única maneira de ter realmente um ano novo. E terminar esse ano com a plena certeza de que fez o que deveria ser feito para ter um período no tempo satisfatório: chamar para si a responsabilidade de sua vida. Fazer suas escolhas e arcar com elas. Saber que temos nossa parcela nos encargos de tudo o que nos acontece.

Feliz 2015!

2 comentários:

  1. Você tem toda razão... e ao ler sua reflexão pensei na palavra que mais definiu meu 2014: Resiliência!!! Um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas sem entrar em surto psicológico.

    Acho que essa capacidade de enfrentamento e "sobrevivência" com maturidade e até uma certa beleza vem quando a gente adquire (e assume!) justamente a responsabilidade por nossa vida e nossas ações. Principalmente quando a gente se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de superar. Sem de fato tomarmos essa decisão de que somos os donos e responsáveis por tudo o que vêm em nossa direção e que - até por isso mesmo - não só podemos como também devemos, temos a obrigação de sermos mais e melhores; não tem como ter a força necessária para enfrentar e superar as adversidades.

    ResponderExcluir