sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Only lovers left alive





Esses dias assisti ao filme “Only lovers left alive”. Tinha ouvido muito falar, mas não tinha ainda tido a oportunidade. Um filme de vampiros.

É uma temática recorrente, os vampiros. São charmosos, bonitos, ricos, imortais. Muitas obras falam sobre eles e acho que cada um retrata um pouco de sua época. Então Only lovers me fez ter esse sentimento, sobre como retrata o seu momento.

Diferente da contemporânea, cor de rosa e purpurinada saga Crepúsculo, este trata do nosso tempo com uma certa decadência. Aos olhos dos vampiros, somos zumbis. Nosso sangue faz mal a eles, se contaminado. E sangue puro e livre de coisas ruins está cada vez mais difícil de se achar. O sangue puro também dá barato.



No século XXI não é mais possível apenas matar e jogar o corpo em qualquer vala. Os vampiros também precisaram se adaptar.

No século XXI, Adam está deprimido e tem vontade de morrer. Ele se ressente de nossa medíocre existência e de nossas escolhas. Eu entendo Adam, o ser humano é realmente deprimente em muitos momentos... ele vive em uma casa na falida e abandonada Detroit. Sinal dos tempos.

É um músico que influenciou muitos artistas durante a longa vida.

Já sua secular esposa Eve consegue ver o mundo com um pouco de cor. Para ela, como não aproveitar a imortalidade? Por que perder tempo pensando em zumbis, se existe tanta coisa boa a ser vivida? Ela é apaixonada por literatura. Uma fada, sensível, amorosa e cheia de tesão pela vida. Eve é clara, Adam é escuro. Ela consegue dar a ele alguma alegria. Pra sempre.




No filme, vampiros coexistem e influenciam a nossa arte. São grande inspiração história afora e também entregam suas obras para os zumbis fazerem fama com elas. Tudo para que sua criação venha à luz, já que por suas mãos seria um tanto suspeito.

Only lovers left alive não faz muitas concessões. Apenas à beleza, à arte a ao amor. Esses sobrevivem apesar de nós, zumbis. Apesar de nossa presença no planeta. É por conta desses três fatores que os vampiros continuam.





Incrível filme. Arte impecável, figurinos lindos, atores incríveis e charmosos. História densa que faz pensar, mas com poesia e não com brutalidade. Existencialista. Lindo!

3 comentários:

  1. Vc enxergou fatos q eu não tinha prestado atenção qdo assisti a este filme.. :) legal. Quando assisti eu achei q me lembrava do "Fome de Viver" em vários aspectos, em muitos momentos achei a história arrastada e me deu sono. E com toda certeza, somos zumbis...=/ beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me deu sono não. Fiquei encantada com tudo <3

      Ei,, eu não sou zumbi! =P

      Excluir
  2. "Apenas à beleza, à arte a ao amor. "
    E pelo o que mais valeria mais a pena viver ou morrer??
    No fundo é só o que importa, né?!

    ResponderExcluir