domingo, 8 de janeiro de 2012

Uma maneira simples de trazê-los pra perto - I

Trabalhar o culto aos deuses na simplicidade. Esse tem sido meu mote nos últimos tempos. Trazê-los pra perto em nossa rotina ou com pequenas/singelas formas de demonstrar devoção. Tenho praticado e posso garantir que a energia que tenho movimentado tem sido incrível.

Uma coisa que fiz no meu dia-a-dia: eu tenho tentado frequentar academia no último ano. Durante um tempo, eu pensei que seria certo dedicar esse trabalho a Afrodite, porque afinal de contas, o exercício me deixaria mais bonita. Nem digo que por isso, mas as coisas não andaram muito bem nesse quesito. Taaanta preguiça, tanta vontade de chegar em casa e ficar no sofá com as gatas comendo um chocolatinho...

Bom, há três semanas eu mudei a estratégia. Mesmo porque, tendo problemas respiratórios, se tornou imperativo que eu frequente a dita academia direito. Pois eu mudei o "patrono" dos meus exercícios. Humildemente pedi a Apollo que abençoasse meus dias de exercícios e suor.

Por dois motivos: Apollo é muito ligado à cura (então pensando que praticar exercícios é uma forma de curar ou pelo menos amenizar meus problemas respiratórios), da beleza e perfeição estética (já que também almejo ficar mais bonita, com menos gordurinhas localizadas e flacidez) e tem uma boa influência em nossa disciplina (é só ler as Máximas Délficas para entender).

Tudo mudou desde então! Eu não tenho mais preguiça de ir pra academia. Na verdade, nos dias em que não dá pra ir, eu SINTO FALTA.

E Afrodite? Está feliz da vida com a deidcação de todos os meus rituais de beleza diários, manicure, cabelereiro etc etc. E também, claro, com aqueles momentos de "dolce far niente", em que deitamos lânguidas no sofá, curtindo aquele chocolatinho.

Fácil não? Obviamente que essas dedicações não excluem o trabalho de culto que ao qual tenho me dedicado desde a época do post anterior. Mas é uma maneira que encontrei de me sintonizar com a energia dos deuses no meu cotidiano, o que tem se mostrado incrivelmente eficaz e prazeiroso.

3 comentários:

  1. Bem bacana essa postura de relacionar os Deuses com atividades do seu dia-a-dia, principalmente pelo exemplo que se refere a Apollo (relaciono quase que meu dia todo a Ele hehe)
    Eu também malho e também relaciono isso a Apollo. Todos os apontamentos no blog são super válidos, eu também já havia feito essa reflexão nesse aspecto. O que também me chama muita atenção nessa idéia de relacionar Apollo com a academia é por conta Dele ser um dos patronos das Olimpíadas e isso me faz entender que também está ligado a idéia de demonstração de superação, de vigor, de estética, de saúde, de superação e de perfeição.
    Atualmente eu curso Educação Física, eu relaciono isso a Apollo com certeza, bastante pelas questões de cuidar da saúde, por conta da estética relacionada à consciência corporal, e porque minha graduação não existiria da forma como existe se não fosse por conta das Olimpíadas que tinham Apollo como patrono. Aliás, não somente Apollo, mas Athena e Hermes também.
    Não quero me prolongar muito, mas vou falar um pouco dessa minha questão de relacionar Athena à minha graduação. Athena além de ser matrona dos jogos olímpicos, também é a Deusa ligada aos estudos, à busca pelo conhecimento, à vida acadêmica e ao esforço e desenvolvimento intelectual, por essas questões seria impossível, para mim, não relacioná-La com minha vida acadêmica.
    Esse tipo de relação e dedicação do cotidiano com o divino, essa dificuldade de separação do sagrado e do profano (mundano) era bem comum de se encontrar na Grécia antiga, tudo era ligado ao divino, desde acordar até a venda de uma mercadoria. Tudo tinha devoção aos Deuses e era isso que tornava a civilização grega algo tão admirável. Tem um livro chamado “Grécia Antiga” da Universidade de Cambridge que fala muito bem sobre isso, eu recomendo. Pois, em minha opinião, é esse tipo de relação que nos eleva e nos faz entender melhor Aqueles que geram nossa essência.

    ResponderExcluir
  2. Achei essa sua sacada de trocar a "patronagem", vamos dizer assim, dos seus exercícios físicos SENSACIONAL. Principalmente, porque vem ao encontro do que muito falamos sobre práticas devotivas. Viver o mito da gente, no final, é isso... trazer o que temos dos deuses em nossa vida de modo enraizado, íntimo em nosso dia a dia :D

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Carol! Não é a toa que dá certo!!!

    ResponderExcluir