segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


Fim de semana lindo com show maravilhoso do Diary of Dreams.

Lua nova na segunda-feira. Algumas pessoas identificam movimentos de Perséfone na Lua Nova. Outras, na Lua Crescente. Lua Cheia será que caberia?

Acredito que esse aspecto lunar de Perséfone seja muito forte mesmo. Como deusa de mistério, está ligada ao nebuloso mundo lunar. Nesse post não tenho a idéia de fazer nenhum estudo aprofundado sobre o tema, porque no momento o tempo está curto, mas pela identidade da deusa, por seu histórico, a ligação com os mistérios de vida e de morte, sendo uma deusa jovem, ligada aos movimentos da natureza, acho justo dizer que Ela tem uma grande ligação com fases da lua.

Pra mim, Lua Nova e Lua Crescente são ideais para o trabalho de culto e também mágico com Perséfone. Lua Minguante também, se pensarmos que a deusa também tem em seus domínios de Destruição.

Vejamos alguns epítetos de Perséfone:
Karpophoros - Frutífera
Ctonica - Do Submundo
Leptynis - Destruidora
Megala Thea - Grande Deusa
Prôtogonê - Primogênita
Sôteira - Salvadora
Hagne - Sagrada
Daeira - Sábia
Praxidikê - Executora da Justiça
Epaine - Temível

Os epítetos falam muito de quem é uma divindade. No caso de Perséfone, uma força que cria, destrói e ainda executa a justiça. Uma deusa salvadora e, ao mesmo tempo, temível. Uma deusa de lua nova (começo), lua crescente (crescimento) e lua minguante (fim). Nunca trabalhei a deusa em lua cheia, mas acho que também pode ser, em caso de se trabalhar a energia de plenitude de uma criação (Frutífera).

Hoje é dia Dela. Lua Nova, segunda-feira (dia tradicionalmente dedicado ao trabalho com deusas lunares). Culto, trabalho mágico... boas obras para você nesse eterno ciclo de recomeços.


2 comentários:

  1. Tb acho que Perséfone tenha sua Ligação com a Lua, assim como Hekate, segunda-feira é dia de Hekate logo acho que possa honrar Perséfone até porque Lua Nova é ligada à Ela como Rainha dos mortos,Deusa da Destruição e Renovação.A Lua Cheia eu penso em Perséfone como Mãe, Mãe de Dionísio Zagreus, Perséfone é tb se torna uma Deusa-Mãe, Ela não é só a Donzela Primaveril e a Sombria Rainha do Hades como tb a Mãe como a Mãe Dela...=D
    O povo gosta de classificar as Deusas de forma simples, já que nossa pequena mente humana é muito limitada para compreender Elas e Eles, chamam Hécate de Deusa Tríplice por sua Natureza Trina e Três faces, depois vão chamar Perséfone de Deusa-Dúplice, por suas Faces Kore e Perséfone, mas nós sabemos que Elas são muito mais e temos que tentar enxergar além do óbvio...^^

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei você ter escrito esse post, porque foi o primeiro lugar que se propôs a discutir a relação de Perséfone com as fases lunares. Impossível não associar, se pensar que a lua influencia colheitas e marés. Além disso, como uma deusa sazonal, ela também tem em seu cerne o trânsito.

    E o mais fabuloso do que escreveu foi o modo como esmiuçou os domínios da deusa através dos seus domínios. Sabe que justamente por isso eu enxergo Perséfone em todas as faces lunares?? Inclusive, na cheia. Não só quando eu penso na na energia de plenitude de uma criação, como você destacou... mas como em seus domínios mãe de Zagreus e até Rainha, eu acho. A magia da lua cheia traz de modo muito forte o ápice de uma irradiação. Que, para alguns se traduz na força de uma deusa mãe. Mas para outros, tb traduz a essa vibração máxima de coroação das deusas nobres e rainhas.

    Talvez seja uma experiência interessante observar a energia da deusa, durante as estações do ano, sendo envolvida pelas diferentes fases da lua. Por exemplo, a lua nova sendo irradiada na época da primavera. As fases de crescimento do broto com a lua crescente. E no auge de sua descida ao submundo, quando todos poderiam associá-la com as forças da lua minguante, eu reconheci aí a Lua Cheia... Nesse enlace com Hades e nessa profunda pulsão latente que semente em que viver de forma tão plena até conseguir enfim romper a casca de novo. E aí, digamos, ter que deixar morrer toda esse reino, no submundo, aqui sim, na lua minguante, para depois voltar a renascer...

    Que tal?? O que achou?? Muito viajante...rs.
    Eu sei que é uma percepção muito empírica. MAS, acho que fala muito sob um ponto de vista analítico, dos domínios da deusa e da essência da magia lunar =D

    Nunca trabalhei a deusa em lua cheia, mas acho que também pode ser, em caso de se trabalhar a energia de plenitude de uma criação (Frutífera).

    ResponderExcluir