quarta-feira, 25 de junho de 2014

Uma luta!

Não tenho a mínima intenção de fazer um blog de emagrecimento. Nem de ficar falando disso o tempo todo, mas esse post é uma espécie de desabafo.

Quando era mais jovem, no fim da adolescência, começo da vida adulta, era bem regrada com comida. Tinha dias específicos para comer porcaria, dificilmente comia depois das 21h em dias de semana, doce somente uma ou duas vezes, mais atividades no geral, mais disposição...

As coisas foram mudando. A vida me trouxe um presente de grego chamado ansiedade. Que eu "combati" com cigarro durante muitos anos. O cigarro me trouxe outro "presente": bronquite. Por causa dela, eu tive que desistir dele. Bem num tempo em que meu peso estava começando a entrar nos eixos.

Desandou tudo. Ganhei cerca de 10 quilos. Parece que é um número comum quando se para de fumar.

Hoje eu tive um da bem ruim. Não sei se é porque segunda eu jantei pizza e ontem dois pastéis. Mas tive um dia complicado, com zero disposição. Tenho coisas pendentes para realizar, urgentes, mas não consigo, simplesmente. Falta disposição.

Falta muita coisa e acredito que boa parte desse estado vem do fato de que eu esteja me alimentando muito mal. Como é difícil mudar isso! Há os dias que eu penso: começo hoje a comer melhor e no meio do dia estou comendo coisas que não devo. São tantos apelos! O paladar muda, o corpo vicia em açúcar, carboidratos (açúcar), gordura, gostos fortes...

A ansiedade passa quando a gente come certas coisas. É como uma droga mágica. E pagamos o preço.

Não quero fazer dieta low carb. Mas também não quero mais me entupir de carboidrato. Não quero comer muita proteína, porque essa é a moda. Quero equilíbrio. Quero Mais legumes, verduras e frutas. Menos gordura e menos açúcar.

Preciso mudar porque estou muito infeliz. E com medo de escrever isso e amanhã estar comendo tudo de novo. Mas não tem jeito, tem que começar. Que seja hoje!

8 comentários:

  1. Cassia, você não vai acreditar!!!
    Hoje fui fazer uma limpeza num endereço de email antigo e me deparei com as notificações do Multiply. Fiquei olhando os seus posts justamente desse assunto. HOJE!
    Isso é um sinal... PRA MIM!!!
    Um beijo e vamos à luta!

    ResponderExcluir
  2. Já pensou em comer de 3 em 3h?Foi o q funcionou comigo.Qto a ansiedade.....acupuntura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei... mas tenho que ver o que como de três horas Iony, porque senão não adianta nada tb, rsssss =)

      Excluir
  3. Você sabe, amiga, que eu sou a rainha da ansiedade, né?!
    Pois bem, compartilho com você o que giz quando parei de fumar (e olha que no meu caso, eu já tinha bronquite!) e queria ficar linda e magra para entrar no meu vestido de noiva:
    1) café da manhã regrado! Tb tenho dificuldade em adiquiridas hábitos. Por isso, percebi que é mais fácil manter um hábito no início do que ganhar rotina ao longo do dia. Logo, o bom é usar isso ao nosso favor... Comece o dia bem!! Chá, iogurte, suco de fruta, aveia, mel... Essas coisas. Não esqueça de uma boa dose sim de proteína e carboidrato para sustentar o dia (pode ser um copo de leite, uma fatia de quieijo minas e pães...)

    ResponderExcluir
  4. 2) seja lá o que for almoçar, tente ingerir antes uma salada ou qualquer outro alimento saudável para revestir seu estômago (um suco, uma barra de cereais...); ainda que almoce uma cozinha!! Só o fato de comer algo leve e saudável antes da "refeição principal" já ajuda na aquisição de boas proteínas e diminui o excesso de "bobagens"..,

    ResponderExcluir
  5. 3) na janta, tente optar pelos caldos, chás, o que for mais rápido e leve... Lembre aquela dica do alimento saudável para revestir o estômago? Pois é... Aqui só eles já valem por uma refeição principal... Vale também:sopas, purês, massa integral, peixe, cozidos, torradas, geléia e por aí vai...

    ResponderExcluir
  6. Por fim, algumas coisas que me ajudaram MUITO:
    - FAÇA INTERVALOS!! Entre as tês refeições acima. Pra facilitar, estipule revezamento... De manhã o lanche será sempre uma fruta/iogurte/cereal e o lanche da tarde eu me darei doce/bolacha/salgados...
    - tenha sempre na bolsa e a mão o que eu chamo de QUEBRA GALHO!!! Aquele "petisco" para enfiar na boca, na hora que o STRESS, ANSIEDADE ou FOME FORA DE HORA bater... Vale: tic tac

    ResponderExcluir
  7. Vale "Tic Taça" e outras mini-balinhas, aquelas pipocas doces de embalagem rosa (são livres de açucares, gordura trans e sódio... Muito indicada em regimes e pacientes com restrições alimentares), aquele salgadinho de palito da Cheetos (que parece um graveto de árvore - ele é levemente salgadinho). Um pacote de Club SocialmIntebral, um saquinho de cenouras cruas, cortadas em tirinhas.... E o que mais sua imaginação e gosto inventarem.

    Aqui, o segredo é não bater de frente com a ansiedade! É aceitável-la e melhor conviver com ela... Boa sorte!!!

    ResponderExcluir